Eleitorado em SC pode crescer até 20% em 2026, estima TRE Estado pode ganhar até 1,1 milhão de novos eleitores no próximo ano.

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina projeta um aumento expressivo na demanda pelos serviços dos cartórios eleitorais, impulsionado pelo crescimento populacional do estado. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina conta atualmente com 8,1 milhões de habitantes, com 5,5 milhões aptos a votar em 2026.
Com base na diferença entre o total de habitantes e o número de eleitores, o estado pode ganhar até 1,1 milhão de novos eleitores, o que representaria um crescimento de cerca de 20% no eleitorado catarinense.
Crescimento populacional e migração
Entre 2017 e 2022, Santa Catarina apresentou uma taxa líquida de migração de 4,66%, de acordo com dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE em 2025. No período, 503,5 mil pessoas passaram a morar no estado, enquanto 149,2 mil deixaram o território catarinense, resultando em um saldo positivo de 354,3 mil novos moradores.
Com esse resultado, Santa Catarina se tornou o primeiro estado do país a superar São Paulo no saldo migratório positivo desde que o IBGE adotou parâmetros de data fixa nos Censos Demográficos, em 1991.
O aumento populacional reflete diretamente na demanda de serviços da Justiça Eleitoral, especialmente nos pedidos de transferência de domicílio eleitoral. O coordenador de Gestão do Cadastro Eleitoral do TRE-SC, Carlos Valério Gerber Wietzikoski, reforça a importância de antecipar o atendimento.
“É muito importante que as pessoas, especialmente quem mudou de município ou se mudou para o estado de Santa Catarina, já procurem a Justiça Eleitoral e transfiram ou regularizem seus títulos”, destacou.
Pela legislação vigente, o cadastro eleitoral é fechado 150 dias antes da eleição, período em que ficam suspensos os serviços de alistamento, transferência e revisão eleitoral. Em 2026, o fechamento do cadastro ocorre no dia 6 de maio, o que torna essencial realizar o procedimento com antecedência.
Quem já possui biometria coletada pode fazer a transferência de forma on-line, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do TRE-SC, integrado ao sistema do TSE.
Nas eleições de 2026, os catarinenses irão às urnas para escolher seis cargos: deputado federal, deputado estadual, senador (1ª vaga), senador (2ª vaga), governador, presidente da República.
Fonte: Oeste Mais