Rádio Coração FM 93.9
Quilombo/SC
Min.
Máx.
Formosa do Sul - Segunda-feira foi marcada pela visita do Ônibus Lilás
11/07/2018

O Departamento de Assistência Social de Formosa do Sul esteve movimentado nesta segunda feira (09/07) com as atividades do Programa Mulher: Viver Sem Violência da Campanha Mulheres e Cidadania do Governo Federal e Estadual. A campanha com a visita do Ônibus Lilás tem o objetivo de combater a violência contra mulher através de diversas ações sociais organizadas pelos municípios.

Dessa forma, o Departamento de Assistência Social de Formosa do Sul organizou diversas atividades. Na parte da manhã foi realizada visita do Ônibus Lilás em diversos espaços públicos (Secretaria de Transportes, Obras e Serviços Públicos, Núcleo Escolar Municipal Vida e Alegria, CEIM Primeiros Passos, Unidade Básica de Saúde e Prefeitura Municipal) e estabelecimentos comerciais. Na oportunidade foi apresentado o documentário: “Sozinhas – história de mulheres que sofrem violência no campo”, produzido pelo Diário Catarinense, que relata casos de violência no estado de Santa Catrina. Em seguida foi aberto um debate e refletido sobre as diversas formas de violências que atingem as mulheres.

Pela parte da tarde foi realizada uma atividade especial para todas as mulheres que tratou sobre o tema “Violências subjetivas e valorização da mulher”. Para esta atividade o município recebeu as profissionais do município de São Domingos, Francismara Mariane, secretaria de Assistência Social e Jucimara Meotti Araldi, coordenadora do CRAS e da coordenadoria de politicas publicas para as mulheres. A animação da atividade foi feita pela cantora Regiane Ballena.

Em sua fala, Jucimara, ressaltou que as violências que atingem as mulheres são fruto de uma construção histórica e cultural. Utilizou a parábola da galinha e da águia, no intuito de ressaltar que todas as mulheres possuem qualidades e potencial para serem livres.

O prefeito Rudimar Conte participou das atividades e destacou a importância destas ações no município. “O Ônibus Lilás é uma reivindicação das próprias mulheres e para que este programa tenha êxito é necessário que os municípios venham a aderir este programa para incentivar cada vez mais a valorização das mulheres”, destaca Conte.

Esta é a segunda vez que o município adere ao programa. De acordo com a  Assistente Social Daiane Scalcon, com estas ações é possível contribuir para o empoderamento das mulheres e para a superação dessa realidade. “Nosso estado e principalmente a nossa região vem registrando alto índice de mortes de mulheres por violência, o nosso grande desafio e esperança, esta na reconstrução dos papeis do homem e da mulher, através da educação especialmente das crianças podemos vislumbrar um futuro onde homens e mulheres se respeitem mutuamente”, afirma Daiane.

            Na avaliação da equipe, a atividade foi um sucesso e atendeu cerca de 200 pessoas. Maria Odélia, diretora do Departamento de Assistência Social, destaca que eventos como esse são de extrema importância pois leva informação e apoio as mulheres. “Queremos aproveitar para agradecer toda a nossa equipe de trabalho, os responsáveis pelos estabelecimentos públicos e comerciais que foram parceiros nessa atividade, bem como as acadêmicas do curso de direito da Celler faculdades que contribuíram para a organização do evento, e claro de forma muito especial todas as pessoas que participaram das atividades. Deixamos o CRAS e o Departamento de Assistência Social a disposição de todas as pessoas e também nos comprometemos em cada vez mais realizar ações que levem informação e qualidade de vida a população”. As mulheres que participaram das atividades receberam um kit de beleza como lembrança pela participação no evento.

 

Fonte: ASSESSORA DE IMPRENSA / ANA CLAUDIA TASCA
Bailão 93 - Claudemir
20:00 as 24:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Avenida Primo Alberto Bodanese, 608 - Quilombo/SC
Ligue agora
(49) 3346-3308
Horário de atendimento
Comercial