Rádio Coração FM 93.9
Quilombo/SC
Min.
Máx.
Formosa do Sul - Criado Plano de Ações da Política do Idoso
27/03/2018

Para este ano de 2018, os idosos de Formosa do Sul terão suas atividades amparadas pelo Plano de Ações da Política do Idoso. O Plano é provisório para 2018 e traz o contexto do idoso no município e as ações que serão realizadas durante este ano. O plano foi elaborado em caráter provisório para 2018, porém até o final do ano as políticas públicas e a sociedade, deverão elaborar o plano com previsão de atividades para quatro anos que é o Plano Pluri-Anual do Idoso.

De acordo com a Assistente Social do município, Daiane Scalcon, o plano de ação surgiu a partir da necessidade de repassar recursos para as políticas públicas dos idosos no município. “Até 2016 o Governo Municipal passava um recurso direto para a Associação de Idosos Formosense, que geria o recurso e desenvolvia as ações, mas com a aplicação da LEI Nº 13.019, de 31 de Julho de 2014 que norteia o repasse de recurso público direto para instituições privadas, o município não pode repassar recursos para a Associação de Idosos do município realizarem suas atividades, e passou a se pensar novas formas de direcionar recursos para este segmento da sociedade”, ressalta Daiane.

Durante todo o ano de 2017 o Departamento Municipal de Assistência Social e a Administração Municipal buscou soluções para que os recursos continuassem sendo aplicados nas ações a pessoa idosa. Dessa forma foi criada a Política Municipal do Idoso no município, da mesma forma que já existem as Políticas Municipais de Saúde e de Assistência Social.

A partir disso está sendo implantado o Conselho Municipal do Idoso com participação governamental e da sociedade civil. Dessa forma os recursos serão aplicados em ações para todos os idosos do município, respeitando a particularidade  de cada idoso. Com a criação do conselho será criado o Fundo Municipal do Idoso para garantir recursos a serem aplicado neste segmento da sociedade, que será gerido pelo Conselho Municipal do Idoso.

As ações previstas no plano para este ano foram pensadas em conjunto com todas as secretarias do município. De acordo com a assistente social Daiane, os idosos serão público de todas as políticas públicas do município, pois todas as secretarias governamentais serão responsáveis em realizar atividades com os idosos uma vez ao mês. “Além do contato com os demais segmentos do Governo Municipal serão realizadas outras ações como almoços de confraternização, jogos esportivos municipais e regionais e transporte para passeios de conhecimento e convivência”, destaca Daiane.

Daiane afirma ainda que o diferencial dentre estas ações será o Projeto Idosos Multiplicador que visa a convivência e o fortalecimento de vinculo entre as pessoa idosas. Cerca de 20 idosos voluntários irão participar de capacitações para visitarem idosos que não participam das ações da política do idoso e transmitirem atividades e conhecimentos adquiridos durante a convivência com os demais idosos.

Cerca de 18% da população formosense tem mais de 60 anos. Daiane destaca que devido a esse índice é realmente necessário desenvolver a política pública da pessoa idosa para garantir um envelhecimento saudável e de bem estar pensando no desenvolvimento do idoso e no comprometimento da família com a pessoa idosa.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Ana Claudia
Madrugada Coração
00:00 as 06:00
Publicidade
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Avenida Primo Alberto Bodanese, 608 - Quilombo/SC
Ligue agora
(49) 3346-3308
Horário de atendimento
Comercial